Blog

Arte Facebook

Preciso tirar os dentes do siso?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O dente do siso é o último dente a aparecer, localizado no final da arcada de cada lado, é o terceiro molar. A fase do aparecimento desses dentes é entre o final da adolescência e início da fase adulta, por isso que são comumente chamados de “dente do juízo”

Historicamente, os dentes do siso possuíam o complemento da arcada dentária por serem dentes mais fortes, mantendo a mastigação mais eficaz. Ao longo dos anos, com a evolução dos alimentos para mais pastosos e um melhor cuidado dos outros dentes, foram perdendo a sua função e, por isso, muitas pessoas não nascem mais com esse dente e/ou extraem o mesmo.

 

A extração dos dentes do siso é muito indicada, pois a arcada dentária já está totalmente formada, sobrando pouco espaço para os dentes do siso nascerem. Por isso são suscetíveis a desconfortos durante o aparecimento, podendo ocasionar inflamações internas no osso, empurrar os outros dentes ou até mesmo ficar incluso na gengiva.

 

Indicação da extração e como é realizada

A extração é feita quando o dente do siso não nasce adequadamente, estiver causando desconfortos ou também pela falta de espaço.  Quando não há espaço para os sisos, acontece um crescimento terminal da mandíbula, causando uma diminuição da amplitude da arcada para a readaptação dos dentes, podendo assim, entortar os outros dentes. Por isso, existe a indicação do

uso de aparelhos ortodônticos para correção.

A cirurgia é realizada com uma anestesia local através de uma injeção, após isso, uma incisão é realizada na gengiva, o siso é retirado completamente e então é completado com uma sutura (pontos). Essa sutura é normalmente retirada em sete dias.

 

Quanto tempo após a retirada do siso é possível colocar aparelho ortodôntico?

A colocação do aparelho ortodôntico independe dos sisos, pois é possível a retirada deles mesmo usando o aparelho.

A cirurgiã dentista Emanuele Piccinin da clínica FaceArt explica que não existe contra indicação ou tempo determinado para a extração do siso durante tratamento com aparelho ortodôntico ou após, além disso, ela recomenda que a extração do siso seja antes do início do tratamento, para que, na retirada do aparelho ortodôntico o paciente não necessite de mais intervenções dentárias, apenas a manutenção destes.

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn