Ortodontia | Aparelhos Ortodônticos

faceart-ortodontia-aparelhos-ortodonticos

Aparelhos Ortodônticos – Um sorriso mais bonito começa reconhecendo o que não está de acordo

A ortodontia é a especialidade da Odontologia que visa corrigir e reposicionar os dentes e o osso maxilar, quando não estão corretamente posicionados. O tratamento ortodôntico corretivo é importante não somente para melhorias estéticas, mas também para facilitar a higienização dos dentes, tarefa que pode ser prejudicada eles estão tortos.

O tratamento também é importante para recuperar a função correta de mastigação do paciente. A ortodontia corretiva é realizada em adolescentes e adultos com aparelhos ortodônticos fixos ou placas estéticas alinhadoras para corrigir más oclusões dentárias, que são problemas causados pelo mau contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca.

Esses aparelhos dentários podem ser fixos ou não, metálicos ou transparentes, autoligáveis ou em placas alinhadoras transparentes.

Aparelho Fixo Metálico Convencional

É o tipo mais comum de aparelho. Os aparelhos fixos são geralmente ativados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas e também cores mais discretas com a utilização das ligaduras elásticas (borrachinhas).

Aparelho Fixo Metálico Autoligável

Este aparelho é indicado para pacientes que desejam um tratamento eficaz, de alta performance e não se importam do fato de ele ser metálico. Dentre as vantagens desse aparelho quando comparado ao convencional, pode-se dizer que ele é mais confortável por ser mais arredondado e menor, permite movimentações dentárias mais rápidas por dispensar o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas), gera menor acúmulo de placa bacteriana e permite ativações em períodos mais espaçados.

Ele permite uma diminuição do tempo de tratamento em torno de 20% e causa menos dor quando comparado aos tratamentos ortodônticos convencionais. Ideal para pacientes que viajam bastante.

Aparelho Fixo Estético Autoligável

O tratamento com o aparelho estético autoligável tem como principal indicação a questão estética aliada a um menor tempo de tratamento. No aparelho convencional, é necessário o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas incolores ou coloridas), o que gera um pouco de atrito entre os materiais diminuindo a velocidade da movimentação dentária. No sistema autoligável, a fixação do fio ortodôntico ao aparelho não necessita destes elásticos, o que torna todo o funcionamento do aparelho mais dinâmico e mais ágil por não gerar atritos entre os componentes, além de ser mais discreto e não ter o inconveniente de pigmentar essas ligaduras ao longo do tratamento.

Ele permite uma diminuição do tempo de tratamento em torno de 20% e causa menos dor quando comparado aos tratamentos ortodônticos convencionais. Ideal para pacientes que viajam bastante.

Aparelho Fixo Estético de Porcelana

O aparelho estético de porcelana é o aparelho dental mais utilizado em adultos, também chamado de aparelho transparente ou invisível. Além das vantagens estéticas, ele é mais confortável que o metálico, possui cantos mais arredondados, evitando a irritação nos lábios e bochechas. Quando o aparelho estético de porcelana é de boa qualidade, ele mantém sua cor translúcida durante todo o tratamento.

Com a evolução dos aparelhos estéticos e fios ortodônticos, não é mais necessário tratamentos ortodônticos tão prolongados. O aparelho fixo estético de porcelana é mais resistente à quebra, feito com material translúcido e é uma excelente alternativa de tratamento ortodôntico estético de qualidade e mais econômico.

Aparelho Fixo de Cristal de Safira

O aparelho de cristal de safira é o aparelho dental mais estético do mercado em relação aos outros aparelhos. Indicados para pacientes adultos que precisam discrição ao sorrir. O aparelho de cristal de safira é transparente e permite a naturalidade da cor dos dentes, deixando menos visível ainda para quem não gosta de ter um sorriso com aparelho nos dentes.

A duração do tratamento com aparelhos ortodônticos em adultos pode variar de 6 meses até 2,5 anos e em crianças e adolescentes de 1 até 3 anos, dependendo do grau de complexidade de cada caso e o tipo de aparelho utilizado. Nosso objetivo é proporcionar ao paciente um tratamento rápido e eficaz, por isso, realizamos um diagnóstico e planejamento de cada caso, que será executado por um mesmo profissional especializado do início ao fim do tratamento.

Sistema OrthoAligner

O OrthoAligner é um sistema de tratamento ortodôntico que utiliza uma série de placas de acrílico transparentes sequenciais feitas através de tecnologia computadorizada em 3D. É indicado para correções sutis a moderadas do seu sorriso, permitindo excelentes resultados no tratamento de dentes apinhados (dentes tortos), ou de dentes separados. É uma forma rápida, eficiente e invisível para pequenas correções dentárias.

As placas de acrílico são substituídas a cada 15 dias aproximadamente, e o paciente deve utilizá-la 6 horas por dia durante 6 a 12 meses. Oferece resultados excelentes em menor tempo, principalmente para aqueles que não se adaptam aos braquetes.

O Sistema OrthoAligner é oferecido pela Compass, empresa brasileira de inteligência e tecnologia.

Marque sua consulta!

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067