Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Acabe com a gengivite com 4 dicas

A higiene bucal é uma obrigatoriedade que temos que realizar o tempo todo. Seja uma escovação, seja uma passada de fio dental ou uma visita ao dentista, tudo isso contribui para uma boa qualidade da saúde dos dentes.

A complicação começa quando esse dever não é perfeitamente cumprido. Iniciam-se problemas desagradáveis como cáries, tártaros, mau hálito e o temido sangramento gengival.

Quão assustados ficamos quando logo após escovarmos os dentes e cuspir na pia, verificamos – surpresos – que a espuma está avermelhada! Isso é um sinal de que alguma coisa não está funcionando direito no seu corpo. Essa máquina chamada corpo humano é o aparelho perfeito: ela trabalha de modo totalmente interligado, então se alguma coisa não está correta, rapidamente a sirene do perigo pisca em algum lugar.

O sangramento gengival, ou gengivite, é um problema com o qual algumas pessoas convivem por anos sem se incomodar ou sem considerar que isto possa ser o indício de algo mais sério, embora, na verdade, ele seja um grande sinal de alerta de que alguma coisa não está funcionando perfeitamente bem.

De fato, essa doença é causada por má higienização, porém existem casos que o corpo está carecendo de importantes vitaminas, como a vitamina K. Em outros casos mais sérios podem ser alterações hormonais, diabetes e até leucemia. Em grávidas, a predisposição a desencadear a gengivite em função da alteração hormonal aumenta muito, por isso precisam maiores cuidados e visita recorrente ao dentista. Então fique atento!

A gengiva é responsável por proteger os dentes e a estrutura óssea contra as bactérias, corpos estranhos e até mesmo de alimentos que possam danificá-los de alguma maneira. A sua aparência normal deve ser rosada, justa aos dentes, e, exceto em ocasiões nas quais ocorra um incidente – como, por exemplo, quando o fio dental a “corta” –, deve ser capaz de aguentar traumas como a mastigação e a escovação sem desencadear qualquer sinal de sangue.

Então, listamos para vocês 4 dicas para melhorar sua saúde bucal e acabar com a gengivite:

– A primeira delas é a mais óbvia: vá ao seu dentista! Lá, ele avaliará e determinará qual é o melhor tratamento. Existem casos em que a raspagem pode ser eficaz, pois através dela é possível remover o tártaro que causa a irritação.
– A segunda delas não é mistério nenhum: passar o fio dental! O fio é um aliado para evitar a maioria dos problemas que ocorrem na boca. Então, passe-o no mínimo uma vez no dia.
– A terceira é realizar um procedimento de limpeza no consultório odontológico. A profilaxia remove toda a placa, a sujeira acumulada e pigmentos extrínsecos causados por alimentos que tem corantes.
– E, por fim, se você utiliza aparelho ortodôntico e está com dificuldades na higienização pergunte ao seu dentista como realizar a escovação correta.

A gengivite é um mal que é incrivelmente fácil de ser evitado e tratado, porém não deve ser ignorado. Marque agora a sua consulta caso tenha se identificado com os sintomas e cuide-se!

Conteúdo de:

Fonte 1 | Fonte 2

Tags: , , ,

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×