Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Aparelho ortodôntico autoligado: resultados mais rápidos com menos dor

A Ortodontia já avançou muito e diferentes modelos de aparelhos foram criados. Você já deve ter visto os metálicos tradicionais, os estéticos convencionais e também os autoligados. Mas sabe como o aparelho ortodôntico autoligado se diferencia dos demais?

No aparelho autoligado, as pecinhas (bráquetes) não precisam das ligaduras elásticas, mais conhecidas como “borrachinhas coloridas”, para segurar o fio do aparelho.

Para que o arco ortodôntico se fixe nas peças, elas apresentam um dispositivo próprio para prendê-lo, como uma trava. Esse sistema permite que os dentes se movimentem lentamente de forma mais contínua e gera um resultado mais rápido, visível em poucos meses de tratamento e com menos dor.

aparelho-ortodontico-autoligavel-trava

Por essa agilidade, o tratamento chega a ser reduzido em 40% do tempo em comparação aos aparelhos tradicionais, contando sempre com a colaboração e cuidados do paciente. Além disso, a manutenção pode ser feita em intervalos maiores.

“Com o uso desse sistema autoligável, além do tratamento ser menos doloroso e mais rápido do que quando utilizado o aparelho convencional, os efeitos colaterais também são reduzidos, causam menos danos as estruturas dentais, pelo fato de permitir o uso de forças menores,” afirma a Dra. Juliana Chioquetta.

Vantagens do aparelho ortodôntico autoligado

– Por serem 2 estruturas de metal – o arco do aparelho e a tampa do bráquete – o atrito é bem menor do que com a borrachinha e, com isso, o dente se movimenta mais rápido, através de forças menores, causando menos dor
– Para os que buscam estética, fica mais elegante o aparelho autoligado estético que não terá o problema de manchar as “borrachinhas”
– Já existe também o autoligado em porcelana, sendo mais discreto
– Raramente demanda extração para criar espaço para a movimentação dentária
– A ausência das borrachinhas diminui o acúmulo de placa bacteriana no aparelho, evitando cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais

Indicações de uso

Como nos explica a Dra. Juliana, “esses aparelhos ortodônticos autoligados são indicados para todos os pacientes que apresentam má oclusão dentária e tem indicação de correção com tratamento ortodôntico, podendo ser utilizado em adolescentes e adultos”.

Modelos de aparelhos ortodônticos autoligados disponíveis

1. Aparelho autoligado tipo estético: todos os bráquetes são feitos com material transparente.

aparelho-ortodontico-autoligavel-estatico

2. Aparelho autoligado tipo metálico: todos os bráquetes são metálicos, porém discretos por não necessitarem de borrachinhas.

aparelho-ortodontico-autoligado-metalico

3. Aparelho autoligado tipo estético-metálico (misto): os bráquetes são transparentes na parte anterior e metálicos na parte posterior.

aparelho-ortodontico-autoligavel-misto

Confira esse e outros serviços oferecidos pela clínica FaceArt aqui.

Conteúdo de:

Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4

Tags: , , ,

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×