Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Bruxismo e apertamento: saiba o que é e como tratar

O bruxismo é um hábito muito mais comum do que se imagina. Acredita-se que até 20% dos adultos e 14% das crianças sofrem com esse desconforto. Se você range os dentes durante o sono e acorda com fortes dores de cabeça e na mandíbula, pode ser mais uma “vítima” desse mal silencioso.

 

Muito mais que um simples incômodo noturno, o bruxismo pode deixar os dentes doloridos e, em casos mais graves, pode causar o desgaste da dentição, a destruição do osso circunvizinho, do tecido da gengiva e até mesmo prejudicar a articulação da mandíbula.

 

Apesar de ser um hábito inconsciente, o bruxismo afeta diretamente o dia a dia do paciente. Não são poucos os casos de pacientes que têm sua rotina alterada devido às noites mal dormidas por conta das dores e do ranger de dentes. Em geral, o diagnóstico de bruxismo é realizado por um dentista, após queixas do paciente.

 

Apertamento

 

O apertamento é um dos tipos mais comuns de bruxismo. Como o próprio nome sugere, consiste no apertar involuntário da dentição – da arcada superior contra a inferior. Essa é a grande diferença em relação ao bruxismo comum, pois, em vez de ranger os dentes, o paciente os comprime uns contra os outros.

 

Mesmo sem saber, algumas de suas ações diárias podem agravar o problema como o hábito de fumar ou o uso de determinados medicamentos. É importante lembrar que fatores psicológicos podem acentuar o apertamento e também o bruxismo.

 

A má oclusão dentária também pode desencadear ou estimular o apertamento dentário, e esta pode ser corrigida muitas vezes com um tratamento Ortodôntico, implante dentário, em caso de ausência de dentes, substituição de restaurações muito extensas e mal adaptadas por blocos ou próteses dentárias. Mas como o bruxismo é multifatorial e muitas vezes os fatores externos, como o stress, estilo de vida e as preocupações do dia a dia, são mais difíceis de controlar,  a aplicação da toxina botulínica para diminuir a contração dos músculos da face responsáveis pelo apertamento dentário, vai aliviar os sintomas, permitindo uma melhor qualidade de vida e também evitando futuros problemas dentários, como o desgaste dos dentes.

 

O tratamento contra o bruxismo e/ou o apertamento está cada vez mais acessível e eficaz. Uma das técnicas mais modernas é o uso da toxina botulínica, o botox, que elimina a necessidade de placas para a correção do problema. O procedimento é realizado pelos Cirurgiões Dentistas desde 2014.

Outra maneira de tratar os diversos casos de bruxismo é  o uso de um dispositivo noturno, ajustado especialmente ao paciente, que protege os dentes e evita o desgaste da dentição. Entretanto, essa medida não é tão prática e confortável para o paciente, quanto o uso do botox.

 

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×