Blog

Como é feita a retirada do aparelho ortodôntico?
A retirada do aparelho ortodôntico é um momento tão marcante e importante quanto a colocação. Por esse motivo, é fundamental que você converse com o seu ortodontista e tire todas as suas dúvidas.
Você deve lembrar que quando instalou o aparelho fixo os bráquetes foram colados no seu dente com uma cola muito resistente, e agora, no fim do seu tratamento, a remoção dos bráquetes será feita com um alicate especial.
O seu ortodontista deverá remover um bráquete de cada vez e você sentirá uma certa pressão e um incômodo, mas não precisa se preocupar, o procedimento é rápido e não invasivo. A sensibilidade varia muito de acordo com cada paciente. Aqueles mais sensíveis a dor podem sentir um desconforto maior.
Em seguida, será necessário remover os resíduos de cola que podem ter ficado nos dentes com uma broca específica. E para finalizar é feito um polimento no esmalte de cada elemento dental.
O último procedimento no consultório será a moldagem da sua arcada dentária para que seja confeccionada em laboratório o aparelho de contenção, que irá garantir que seu sorriso permaneça alinhado.
A Dra. Juliana Chioquetta ressalta que o uso das contenções ortodônticas, sejam elas fixas ou removíveis, é tão importantes quanto o tratamento propriamente dito, pois todos nós estamos suscetíveis a movimentações dentárias ao longo da vida, independentemente de ter feito tratamento ortodôntico ou não, por isso, elas são uma forma de prevenção, evitando futuros desalinhamentos dentários indesejáveis.
Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080