Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Como é feita a retirada do aparelho ortodôntico?

A retirada do aparelho ortodôntico é um momento tão marcante e importante quanto a colocação. Por esse motivo, é fundamental que você converse com o seu ortodontista e tire todas as suas dúvidas.

 

Você deve lembrar que quando instalou o aparelho fixo os bráquetes foram colados no seu dente com uma cola muito resistente, e agora, no fim do seu tratamento, a remoção dos bráquetes será feita com um alicate especial.

 

O seu ortodontista deverá remover um bráquete de cada vez e você sentirá uma certa pressão e um incômodo, mas não precisa se preocupar, o procedimento é rápido e não invasivo. A sensibilidade varia muito de acordo com cada paciente. Aqueles mais sensíveis a dor podem sentir um desconforto maior.

 

Em seguida, será necessário remover os resíduos de cola que podem ter ficado nos dentes com uma broca específica. E para finalizar é feito um polimento no esmalte de cada elemento dental.

 

O último procedimento no consultório será a moldagem da sua arcada dentária para que seja confeccionada em laboratório o aparelho de contenção, que irá garantir que seu sorriso permaneça alinhado.

 

A Dra. Juliana Chioquetta ressalta que o uso das contenções ortodônticas, sejam elas fixas ou removíveis, é tão importantes quanto o tratamento propriamente dito, pois todos nós estamos suscetíveis a movimentações dentárias ao longo da vida, independentemente de ter feito tratamento ortodôntico ou não, por isso, elas são uma forma de prevenção, evitando futuros desalinhamentos dentários indesejáveis.

 

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×