Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Como escolher seu ortodontista

Ter os dentes corretamente alinhados é um benefício que todos deveriam usufruir, não somente pela melhoria estética que ele proporciona, deixando a autoestima elevada e tornando a pessoa mais comunicativa, mas principalmente pelo ganho funcional que auxilia até mesmo na saúde, pois quando os dentes estão no posicionamento correto há um benefício para todo o sistema digestivo, já que a mastigação se torna mais eficiente e facilita o processo de digestão dos alimentos.

Não há dúvidas de que o aparelho ortodôntico traz inúmeros benefícios aos pacientes, no entanto, é preciso ter alguns cuidados, principalmente na escolha do profissional que será responsável pelo seu tratamento.

O primeiro passo é conhecer bem o seu profissional, checar se ele tem um registro ativo no CRO do estado e principalmente, ter certeza de que o ortodontista escolhido estará disponível para tirar suas dúvidas e te orientar corretamente sobre a higienização e os cuidados com o aparelho ortodôntico.

Seu dentista deve ser muito claro com todas as informações, principalmente quanto a duração do seu tratamento.

A Dra. Juliana Chioquetta conta que a cada dia se torna mais comum e rotineiro atender pacientes que nos procuram no consultório com a queixa de que estão preocupados com a situação de seus dentes, pois estão utilizando aparelho ortodôntico há muitos anos e nada está melhorando, e quando examinamos esses pacientes, acabamos nos deparando com muitas cáries e dentes totalmente comprometidos embaixo dos braquetes, e ao perguntar ao paciente qual foi o planejamento proposto antes dele iniciar esse tratamento, normalmente este nunca foi realizado. Na maioria dos casos, eles ainda nos relatam que colocaram aparelho pela facilidade, pois não era necessário realizar exames prévios e já poderiam  “colar as pecinhas” no mesmo dia e escolher a cor das “borrachinhas”. Infelizmente muitas pessoas desconhecem a diferença entre “usar aparelho” e fazer um “tratamento ortodôntico de qualidade” e pela falta de informação acabam caindo nessas armadilhas e tendo sua saúde bucal comprometida.

É preciso procurar uma clínica confiável e ter a certeza que o seu investimento será na saúde. Desconfie de promessas milagrosas e de preços atrativos demais, porque o “barato pode sair caro”. Existem profissionais que agem com má fé e enganam seus pacientes oferecendo mensalidades baixas, mas para lucrar, acabam fazendo com o que o tratamento seja mais lento e menos eficaz, até mesmo duplicando o tempo do tratamento.

Existem ainda Clínicas que oferecem serviços de ortodontia executada por profissionais que não tem a qualificação necessária para realizar o diagnóstico, planejamento e o devido tratamento. Além de na maioria das vezes, o atendimento ser  realizado por auxiliares e/ou técnicos(as) de higiene bucal, ao invés de cirurgiões dentistas devidamente capacitados.   Fique atento e não tenha vergonha de perguntar e tirar todas as suas dúvidas!

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×