Blog

Desvendando a Prótese Protocolo e Suas Funcionalidades para a Terceira Idade – Faceart

Mesmo com cuidados bucais ao longo da vida, como escovação correta, fio dental e visitas frequentes ao dentista, a perda de dentes pode acontecer. A boa notícia é que, com os avanços das técnicas da odontologia, é possível solucionar este problema e uma das opções é a prótese protocolo.

Esse método, diferente da dentadura, consiste em colocar pinos dentro do osso (mínimo de 6 pinos) e, em cima dele, colocar o dente e a gengiva artificial, parafusados e retirados apenas pelo dentista. Essa prótese oferece uma boa condição estética, mas demanda alguns cuidados na hora da higienização por parte do paciente. Pode ser feita em resina acrílica ou porcelana, dando um aspecto muito natural ao sorriso.

protese-protocolo

“São próteses tipo dentadura, mas fixadas e parafusadas sobre implantes. Dão um novo sorriso à terceira idade e sobretudo confiança na hora de falar, comer e se relacionar com outras pessoas”, afirma a Dra. Emanuele Piccinin, especialista em Prótese Dentária.

Como funciona o processo de colocação da prótese protocolo

Existe uma variedade no processo de colocação da prótese, como nos explica a Dra. Emanuele:

“Há a possibilidade de fazer o implante e a prótese imediata (até 15 dias após a instalação dos implantes). Mas isso só é possível quando o implante tem um travamento no osso superior a 32 Newtons (isso quer dizer que ele tem que estar muito firme no osso) para que se consiga fazer a prótese em até 15 dias. Caso contrário, a prótese protocolo começa a ser realizada após 5 ou 6 meses da instalação dos implantes, quando o osso já se aderiu ao implante e está bem firme para colocar uma ‘carga’ em cima deles que é a prótese parafusada.”

Antes do processo, também é preciso avaliar a necessidade ou não de enxertos ósseos, tamanho e forma dos dentes a serem colocados, características do osso do paciente bem como o posicionamento desse osso, dentre outros aspectos. Devido a todos esses pontos, são obrigatórios exames bem completos: exames sanguíneos para a parte cirúrgica e exames radiológicos como radiografias ou tomografias.

Vantagens da prótese protocolo

– Estabilidade muito maior
– Resistência muito boa
– Estética muito próxima dos dentes naturais
– Melhora a força na mastigação e trituração dos alimentos em 80% dos casos, quando o paciente inicialmente é portador de prótese total (dentadura)
– Mais segurança social

Se você ainda tem dúvidas, faça uma primeira consulta na FaceArt e saiba qual o melhor tratamento para você.

Conteúdo de:

Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4

Tags: , ,

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067