Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Entenda os tipos de prótese dentária

A perda de parte ou de toda a dentição é sempre uma situação desagradável e, para muitas pessoas, embaraçosa. No entanto, a ausência dos dentes, além da questão estética, pode prejudicar a mastigação, a dicção e também deformar a face. No entanto, a solução é mais simples do que se imagina: o uso de próteses dentárias.

 

Existem dois modelos de prótese (removível e fixa) e, antes de escolher uma delas, é preciso estar atento às suas características e recomendações.

 

A prótese total removível, conhecida popularmente como dentadura, é a mais comum. Indicada para os casos em que o paciente perdeu a maioria de seus dentes, essa prótese substitui a dentição por uma peça em acrílico, confeccionada sob medida para cada pessoa. Dentre os tipos de próteses, sem dúvida é o de mais fácil instalação e o mais barato. Hoje existem próteses parecidas com as “dentaduras” que são parafusadas aos implantes dentários. Esse é o que mais utilizamos aqui na nossa clinica. Através de um exame radiológico é possível observar a presença de osso nos maxilares ( tanto mandíbula como maxila). É realizado um planejamento da colocação dos implantes, e em alguns casos é possível instalar a prótese com até 15 dias após a cirurgia ( o que chamamos de carga imediata) . Vejam, nem todos os casos é possível realizar a carga imediata, fazendo com que o paciente utilize uma prótese “dentadura” até a completa osseointegração dos implantes ( que pode ser de até 6 meses após a instalação dos implantes).

 

A prótese parcial removível é muito parecida com a anterior, mas diferentemente é recomendada para pacientes que possuem parte de seus dentes. Fácil de ser instalada, a prótese é fixada por meio de grampos e conectores, que impedem que o conjunto se solte, e é construída com ligas de cobalto e cromo ( de caráter definitivo), ou apenas por grampos metálicos (quando são de caráter provisório) . Em ambos os modelos de próteses removíveis o usuário pode removê-las para realizar a higienização que, em geral, é muito simples e rápida, muito parecida com a escovação dos dentes naturais.

Há uma outra prótese removível parcial chamada de FLEXIV- ela possue grampos da cor da gengiva, deixando ela bem natural e livre dos metais. A flexiv deve ser usada em caráter provisório, pois como é uma resina flexivel, também sofre degradações do material ao longo dos anos.

 

No caso dos pacientes que possuem a maioria dos dentes recomenda-se o uso das próteses fixas, também chamadas de coroas ou pontes, que podem ser usadas para substituir, um dente somente ou até 3 elementos dentais.

 

Outro exemplo de prótese fixa são as próteses implanto-suportadas, onde se perdeu a raiz do dente, o implante dentário é instalado, e sobre ele é instalado um dente.

 

“As próteses devem ser bem limpas e deve-se seguir a instrução do cirurgião dentista sobre sua limpeza e manutenção. As próteses removíveis deverm ser higienizadas fora da boca do paciente, já as próteses fixas precisam ser higienizadas como dentes naturais, e além disso, escovas interproximais devem ajudar no dia-a-dia.

Já as próteses sobre implantes, devem ser removidas para higienização a cada 6 meses ( as próteses chamadas protocolo) e as próteses sobre implante unitárias não precisam ser removidas, a não ser que os parafusos internos sofram alguma manutenção ao longo da vida)

 

No momento de escolha de uma prótese dentária é muito importante levar em consideração o estado atual da dentição e também a adaptação, pois nem todos os pacientes conseguem se acostumar com um ou outro modelo de prótese. A adaptação ou a rejeição fazem parte do processo, por isso, é preciso conversar abertamente sobre o assunto com seu dentista e discutir a melhor opção.

 

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×