Blog

O que é e como prevenir o tártaro
O tártaro é formado a partir da evolução da placa bacteriana que passa a se acumular nas regiões próximas à gengivas (abaixo da margem gengival) e vai se calcificando com o decorrer do tempo, ou seja, se tornando sólidas.
É também conhecido como cálculo dental, e depois que se forma, proporciona condições ainda mais propícias para o aumento da placa bacteriana nos dentes, dando origem à cáries e gengivites.
O paciente que desenvolve o tártaro percebe rapidamente quando há a cristalização da placa bacteriana, uma vez que ele apresenta uma coloração amarela escura, marrom ou até mesmo preta bem próximo a gengiva. No entanto, somente um profissional poderá diagnosticar e realizar o tratamento para a retirada do tártaro.
Retirada
A cirurgiã dentista, Dra. Emanuele Piccinin, explica que para tratar o tártaro é necessário realizar consultas de limpeza em que serão utilizadas o ultrasom (que é uma ponta que faz uma vibração e descola o tártaro do dente).
Esse procedimento chamamos de raspagem dental. Logo após o ultrasom usamos o jato de bicarbonato, fio dental e escovação final, ou seja, uma limpeza bucal completa.
A melhor forma para prevenir o surgimento de problemas bucais é investir nos cuidados bucais diários, como a escovação e o fio-dental, além de visitar seu dentista periodicamente.
Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080