Blog

perda de dente

Perda de Dente. E agora?

Perda de Dente

São inúmeros os motivos que podem levar à perda de um elemento dental, incluindo acidentes e extrações causadas por doenças bucais. No entanto, é muito importante pensar na substituição desse dente, não somente pela aparência, mas principalmente pelas questões de saúde, já que a falta de um dente pode implicar em lesões gengivais, sobrecarga na mastigação do lado oposto onde existe a falha e movimentação (extrusão) dos dentes.

 

A opção mais duradoura é realizar um implante dentário, que é muito semelhante ao do dente natural. Feito por meio do procedimento cirúrgico,  o processo de implantação pode durar alguns meses, já que envolve três etapas: planejamento e exames radiográficos, cirurgia para instalação do pino de fixação e por fim a instalação da prótese (dente propriamente dito). Dependendo do sistema de implantes utilizados, o tempo pode ser mais curto, em torno de 45 dias de aguardo.

 

Para aqueles casos nos quais o paciente tem muitos dentes faltantes, é possível que o dentista indique a utilização de próteses dentárias múltiplas, que são aparelhos removíveis que contém uma grande quantidade de dentes artificiais que imitam por completo a aparência dos dentes naturais.

 

Há ainda as pontes, conhecidas como próteses fixas, que são elementos de prótese que preenchem o espaço de um dente. Elas são fixadas nos dentes ao redor do faltante, por esse motivo, podem ocasionar desgastes nos dentes naturais dos pilares(dentes de apoio) que são envolvidos para a confecção da prótese.

 

A Dra. Emanuele Piccinin, especialista em próteses e implantes, ressalta que o primeiro passo após perder um dente é procurar um dentista para verificar as possibilidades “se houver estrutura óssea suficiente, a melhor alternativa é fazer o implante dentário, no entanto, se não houver a outra opção seria uma prótese fixa (um dente suspenso que dois dentes seguram) e em últimos casos é possível confeccionar a prótese removível.

 

E independente do tratamento realizado, é fundamental realizar o acompanhamento com consultas periódicas para garantir a saúde bucal.

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×