Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Qual é melhor tipo de aparelho ortodôntico?

Para cada pessoa que faz essa pergunta existe uma única resposta certa. A ortodontia é um ramo que não para de avançar, com novos materiais, tecnologias e técnicas.  Os aparelhos podem ser fixos, removíveis, metálicos, transparentes ou autoligáveis.

 

A cirurgiã dentista, especializada em ortodontia, Dra. Juliana Chioquetta afirma que a melhor maneira de escolher o aparelho ortodôntico é analisando qual é o fator mais importante e relevante para esse paciente, se é a estética desse aparelho, o tempo de tratamento, o melhor custo x benefício, o menor valor ou ainda se é apenas para melhorar ou organizar algum espaço na boca para poder instalar implantes dentários ou para poder fazer as sonhadas lentes de contato dentais!

 

Para aqueles pacientes que buscam agilidade no tratamento e melhor custo x benefício, o aparelho ortodôntico mais indicado é o fixo metálico autoligável.

 

Esse modelo de aparelho é inteiramente fabricado em material metálico e dispensa o uso de ligaduras elásticas- as famosas borrachinhas coloridas. Outra vantagem desse tipo de aparelho é a sua resistência que, aliada ao conforto proporcionado pelas peças menores e mais arredondadas, fazem com que seja a melhor opção para quem busca um tratamento rápido e que tenha um intervalo maior entre as consultas para manutenção. Além disso, é um aparelho que permite melhor higienização e não favorece o acúmulo de placa bacteriana.

 

Para aqueles pacientes que buscam agilidade no tratamento, mas não desejam ter a aparência metálica na boca, uma das alternativas é o aparelho fixo estético autoligável, que assim como o metálico, não faz uso das “borrachinhas”. O aparelho fixo estético autoligável, assim como o metálico, é eficaz no tratamento e não favorece o acúmulo de placa bacteriana. O que o diferencia do metálico é a aparência e o valor superior a ser investido.

 

Seguindo no tema dos aparelhos estéticos, existe também a opção do aparelho fixo estético de porcelana, que imita  a cor dos dentes, e o de safira, que é transparente, são os favoritos dos adultos. Em comparação aos metálicos convencionais, ele é mais confortável, e por ter cantos mais arredondados, não causa lesões nos lábios e nas bochechas, é uma opção para quem deseja um tratamento eficiente, que fique discreto e com custo acessível com relação ao aparelho fixo estético autoligável, que é totalmente transparente.

 

Esses tipos de aparelhos fixos  (porcelana e cristal de safira), são ideais para pessoas que tem uma vida pública e utilizam sua imagem no seu trabalho, como jornalistas, apresentadores de televisão, entre outros.

 

Para os casos em que o paciente busca um pequeno alinhamento, sem mudanças drásticas, é possível optar pelo Sistema Ortho Aligner, que são várias placas de acrílico transparentes que devem ser usadas em sequência. Essas placas são personalizadas, feitas com uma impressora 3D e funcionam como aparelhos removíveis, devendo ser substituídas a cada 15-20 dias.

 

Aqui na FaceArt reunimos as técnicas mais eficazes com os melhores materiais disponíveis no mercado, podendo oferecer o tratamento mais adequado para cada caso. Faça uma avaliação! Vamos escolher juntos o melhor aparelho ortodôntico para o seu caso.

 

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×