Blog

Sensibilidade nos dentes pode ser prevenida e tratada
Aquele chopinho gelado ou sorvete não precisam um pesadelo
A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina. Isso reduz a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e à raiz. Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frias, doces, comidas muito ácidas ou a respiração no ar frio fazem com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo e estão relacionadas a doenças como o bruxismo, a cárie e a síndrome do dente trincado.
A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos, que partem do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície, ficam expostos e acusam a dor.
Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, a dor é sentida. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.
Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar aquele chope bem gelado ou morder alimentos quentes ou frios, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.
Tratamento
A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Existem procedimentos realizados em consultório para tratar a sensibilidade. Além desses tratamentos, seu dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor, e indicar o tipo de escova dental ideal para o seu caso Você também pode tentar cremes dentais de baixa abrasividade, com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.
Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar à abrasão.
Prevenção
Escovar os dentes de forma adequada diariamente por dois minutos com cremes dentais que não possuem altos níveis de abrasivos pode ajudar a reduzir a chance de sensibilidade dentária. Utilizar o fio dental pelo menos uma vez por dia pode ajudar a eliminar a placa na margem gengival e entre os dentes, e pode ajudar a reduzir a instância de sensibilidade dentária. Outra forma de prevenir a sensibilidade dentária é fazer uma dieta de alimentos e bebidas menos ácidos.
Conteúdo de: