Lentes de Contato/Facetas Dentais

facetas dentais

Lentes de Contato Dental/Facetas Dentais: O Seu Guia Definitivo Sobre o Procedimento e 6 dicas extras

As famosas “lentes de contato dental ou facetas dentais” chegaram no mercado para ficar, não só por sua praticidade na colocação, mas especialmente pela transformação estética do sorriso, deixando-o mais branco e corrigindo falhas/imperfeições nos dentes. O dentista se torna um artista que de forma artesanal, buscando adaptar em cada cliente o procedimento para a perfeição e precisão no resultado.

facetas-dentais

As facetas dentais/lentes de contato dental são feitas de porcelana ou cerâmica, mas têm indicações diferentes: a grande diferença entre as duas é que a lente de contato dental é extremamente fina e não exige muito desgaste do dente enquanto a outra terá um pouco mais de desgaste, porém ambas são duradouras e com resistência a manchas.

Além disso, ambos os procedimentos ajudam na saúde bucal, pois evitam o acúmulo de placas e outros resíduos.

 

VOCÊ CONHECE AS DIFERENÇAS ENTRE A LENTE DE CONTATO DENTAL X FACETAS DENTAIS?

 

Lentes de Contato dental

As lentes de contato dental são uma excelente opção para quem deseja melhorar a harmonia do sorriso, proporcionando dentes mais alinhados, brancos e ajustados, Possui a espessura de 0,2 mm a 0,5 mm (é um padrão e são extremamente finos para o conforto do cliente).

São lâminas feitas de material de cerâmica extremamente fino e indicadas para dentes que possuem uma boa coloração mas com algum defeito estrutural ou que precisem apenas de poucos ajustes, como dentes separados ou apinhados (tortos).

Com um material fino e translúcido, as lentes de contato dental transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético.

 

Facetas Dentais

Já as facetas dentais têm a mesma função das lentes de contato dental, porém, não são tão finas e exigirão um maior desgaste dos dentes: se trata de pequenas lâminas de cerâmica colocadas à frente dos dentes. Possui de 0,5 mm a 1mm de espessura.

É feito um design do sorriso através do visagismo (um estudo que vai muito além do formato do dente: estuda-se a personalidade da pessoa a fim de que o sorriso transborde a essência do paciente) e esse planejamento é feito aqui na Faceart para os nossos clientes ;). 

As facetas dentais, por sua vez, são indicadas para quem possui dentes lascados, com manchamento congênito, manchas muito profundas ou arredondados.

Muitas vezes o paciente tem uma maxila um pouco maior e possui dentes pequenos, gerando uma discrepância entre o osso da maxila e os dentes do mesmo. Quando a ortodontia não consegue finalizar esse tipo de caso, por exemplo, as facetas dentais entram como uma solução complementar para fechar esses espaços dos dentes.

OBS: vale lembrar que as facetas só deverão ser colocadas pelo seu dentista especializado no procedimento e não poderão ser reparadas por conta própria, pois podem danificar os dentes a curto e longo prazo. 🙂

 

E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS FACETAS DENTAIS?

As facetas dentais são cerâmicas (próteses) finas coladas na frente dos dentes, com alto poder de resistência à descoloração (manchas) e ao desgaste dental. Foi estudada para ter um comportamento físico, químico e estético semelhante aos dentes naturais. Mas para a sua manutenção e durabilidade, exige uma boa higienização bucal e visita ao dentista regularmente.

 

TIPOS DE FACETAS MAIS CONHECIDAS:

– Faceta de resina no consultório: é feito dente por dente produzida com um bisnaga de resina, como se fosse uma restauração.
– Faceta de resina prensada no laboratório: o corpo inteiro do dente já vem pronto para fazer a cimentação.
Ambas quebram e mancham com mais facilidade e uma durabilidade inferior comparada com a faceta de porcelana.
– Faceta de porcelana ou cerâmica: não mancha, tem uma resistência muito semelhante ao esmalte e a durabilidade é muito maior.

O procedimento não é o mesmo entre os três tipos de facetas, pois a faceta feita em resina é produzida manualmente em consultório com a massa branca da resina. Já a prensada e a de porcelana são feitas em laboratório.

 

PARA QUEM É O PROCEDIMENTO?

  • Para você que busca um sorriso maravilhoso, sem manchas e harmonizado;
  • Para você que busca harmonizar a cor dos seus dentes;
  • Se você deseja melhorar o aspecto de tamanho dos seus dentes (para quem tem dentes pequenos);
  • Para quem visa esconder manchas e imperfeições dos dentes;
  • Para quem tem restaurações em resina extensas, que estão bem manchadas;
  • Para quem busca mais qualidade de vida! 🙂

 

E QUEM NÃO DEVE FAZER O PROCEDIMENTO?

  • Você tem propensão a ter cáries;
  • Você tem uma má oclusão dental;
  • Os seus dentes estão fracos e com propensão a cair;
  • Você não possui uma boa saúde bucal e bons cuidados diários com os dentes – neste caso, a simples mudança de hábito já o torna apto para fazer o procedimento;
  • Quando existem dentes sobrepostos;
  • Quando existem restaurações extensas (grandes);
  • Quando existe um apertamento frequente nos dentes;
  • Você tem bruxismo (ou desconfia que tem);
  • Você tem aquele hábito de roer unhas ou morder canetas;

 

E O PREÇO, QUAL O INVESTIMENTO NO PROCEDIMENTO?

É necessário fazer uma avaliação específica com o seu dentista, pois aqui na Faceart tratamos cada caso de forma altamente personalizada e adequada para cada cliente. Usamos em todos os casos a odontologia digital, que é o nosso diferencial comparado a todas as facetas dentais e lentes de contato dental do mercado. Por conta disso, não é possível definir um valor fixo para todos os pacientes de forma única.

 

6 DICAS PARA MANTER AS SUAS FACETAS DENTAIS/ LENTES DE CONTATO DENTAL EM DIA! 😀

Após colocar o seu novo sorriso e estar radiante por aí, alguns cuidados importantes devem ser tomados, pois em qualquer procedimento, é necessário que se faça uma manutenção. Aqui vão as 5 dicas da Faceart: <3

1 – Escove os dentes todos os dias, especialmente após as refeições (use um enxaguante bucal após cada escovação);
2 – Fazer a manutenção com o seu dentista para manter o seu sorriso radiante e harmonizado por mais tempo; 😉
3 – Fazer um clareamento dental para deixar os outros dentes harmônicos ajuda muito a equilibrar os dentes naturais com os das facetas dentais;
4 – Passar o fio dental após as escovações e sempre que sentir necessidade (leve um fio dental na bolsa/mochila) para não esquecer;
5 – Não roer as unhas e pontas dos lápis ou canetas;
6 – Evitar alimentos muito escuros que possam comprometer a cor dos outros dentes (chás escuros, chocolates e o conhecido café!). Aliás, a Karina perguntou para nós sobre isso e respondemos!

 

Karina: “UMA VEZ INSTALADAS AS LENTES DE CONTATO DENTAL SÓ NOS DENTES ANTERIORES, COMO FAZER COM OS OUTROS DENTES QUE PODEM ESCURECER AO LONGO DO TEMPO?”

 

FACEART: “A faceta não muda mais a cor dela, então esse tratamento muda a forma do dente e a cor em definitivo. Se o paciente toma muito café, por exemplo, ele não pigmenta as facetas, mas irá pigmentar os outros dentes. Então, no decorrer do ano é recomendado que o paciente faça o clareamento dental (em consultório ou caseiro) para que mantenha-se a faceta com a cor dos elementos dentais.”

Clique no vídeo para assistir o procedimento da criação das lentes de contato dental e o teste de sorriso do paciente (olha como é fácil e prático!) 🙂

E confira esses e outros vídeos incríveis sobre os nossos procedimentos no canal, clicando AQUI!

Até a próxima! Um beijo!

tags: facetas dentais, odontologia estética, lentes de contato dental.

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×