Preenchimento labial com Ácido hialurônico

 Um sorriso esteticamente bem harmonizado e com lábios bem estruturados é a nova febre do momento, pois devolve ao paciente a vitalidade do sorriso. Muitas vezes ele possui lábios finos, sem vida e, consequentemente, toda a harmonia do sorriso e até do rosto acaba sendo afetada. Então, o preenchimento labial com ácido hialurônico, que é o nosso post hoje, devolve não só um sorriso bonito esteticamente, mas também renova a autoestima do paciente. Vamos conhecer mais do procedimento juntos? 😀

O preenchimento com ácido hialurônico, especificadamente, é uma técnica utilizada para repor ou aumentar o volume e preencher regiões fundas que causam sombra no rosto, visando melhorar a harmonia facial. O ácido hialurônico utilizado na técnica, é, resumidamente um polissacarídeo, que existe naturalmente no nosso corpo, onde a principal função dele é lubrificar e hidratar. A durabilidade do produto varia de acordo com cada organismo, em média de 08 a 12 meses.

ácido hialurônico

Mas o procedimento com o ácido hialurônico dói?

Um grande diferencial é que aqui na FaceArt Instituto Dental e Facial utilizamos anestesia local infiltrativa (a mesma do dentista) o que torna o procedimento muito mais tranquilo e confortável para o paciente. 🙂 Além disso, fazemos o uso de led azul (auxilia na descontaminação Bacteriana, Hidratação e Controle de Hipercromias Melânicas) junto com o preenchimento para potencializar o resultado do nosso cliente. Sem isso, é possível que o paciente sinta uma sensibilidade maior, especialmente aqueles pacientes que possuem uma sensibilidade aumentada.

VISAGISMO NA FACEART: UM OLHAR PECULIAR QUE FAZ DIFERENÇA!

Aqui, nos procedimentos da Faceart, é feito um design do sorriso através do visagismo (um estudo que vai muito além do formato do dente: estuda-se a personalidade da pessoa a fim de que o sorriso transborde a essência do paciente), e isso também é feito com o preenchimento labial. Ocorre que, em muitas clínicas, só se faz o procedimento estético sem considerar a visão holística do paciente. Considerando que ele(a) é único e possui uma identidade própria, é necessário que o seu sorriso em geral esteja de acordo com a personalidade do mesmo. Desconsiderar essa visão personalizada e detalhada comprometerá a visão que o paciente passará ao mundo e a si mesmo no pós-procedimento.

Quais são os tipos de preenchimento labial disponíveis no mercado?

Existem os preenchimentos labiais absorvíveis e permanentes.

Absorvíveis:

Ácido Hialurônico: se trata de uma substância que é produzida pelo próprio organismo, com pouquíssimas chances de causar alguma reação adversa/efeitos colaterais. É o produto mais previsível e seguro que há no mercado, promovendo um aumento natural e uma hidratação dos lábios;

Gordura: também é uma opção segura por se tratar do material próprio do paciente, sem risco de rejeição e alergias. A desvantagem é que a gordura pode ser absorvida de maneira imprevisível, dificultando o controle dos resultados.
Dentre os inabsorvíveis, destaca-se o PMMA (Polimetilmetacrilato), que é o procedimento conhecido como a bioplastia. A promessa de efeito definitivo e valores mais acessíveis contrastam com os riscos de aplicar esse produto sintético, que pode gerar diversas reações inflamatórias, granulomas e sequelas complexas.

 

ácido hialurônico


E a duração do preenchimento?

No caso da aplicação de ácido hialurônico, o preenchimento labial dura de seis meses a um ano, dependendo do produto utilizado e de cada paciente. Aqui na Faceart utilizamos os melhores produtos do mercado. O preenchimento com gordura costuma ser reabsorvido em parte no primeiro ano (até 70%), e o que não é reabsorvido costuma permanecer definitivamente.

E quem poderá fazer o procedimento?

O preenchimento labial é indicado para:

– Pessoas com pouco volume nos lábios;
– Pessoas que desejam melhorar a estética do rosto ( seja no sorriso, lábios ou na projeção dos mesmos);
– Para quem sofreu algum tipo de acidente e teve o seu lábio desconfigurado de algum modo;
– Pessoas que desejam deixar os lábios mais jovens devido ao processo natural de envelhecimento da pele;
– Correções de assimetrias labiais.

Porém, é importante frisar que, antes da realização do procedimento, o especialista deve avaliar o estado de saúde do paciente que deseja fazer o procedimento (a fim de evitar futuras complicações). O Cirurgião Dentista é o profissional que está totalmente apto a previnir e/ou tratar qualquer intercorrência relacionadas a esse tipo de procedimento. Muito embora não exista uma idade apropriada para fazer o preenchimento, é altamente recomendado que a decisão seja tomada depois dos 18 anos.

E quem não poderá fazer?

O preenchimento labial é contraindicado em casos de:

– Alergias ao ácido hialurônico;
– Feridas em geral na região dos lábios;
– Pessoas com doenças auto-imunes;
– Mulheres grávidas;
– Pessoas com infecções em geral;

Aspectos dos lábios no pós-procedimento: como fica?

Os lábios dos pacientes podem ficar inchados de 24 até 72 horas após a realização do procedimento, mas em poucos dias os resultados já são aparentes. É indicado o uso de compressas de gelo e evitar exposição ao calor para evitar edemas e ter um pós-procedimento muito tranquilo. O resultado efetivo só aparecerá depois de três semanas. Por isso, é fundamental que o paciente volte ao consultório em que fez o procedimento para que a especialista avalie e verifique se houve alguma reação ou não.

 

ácido hialurônico

O procedimento é considerado uma cirurgia?

Não, pois não é preciso uma internação para a realização do procedimento, sendo que o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia, devendo observar os cuidados pós-procedimento fornecido pelo profissional responsável.

E o preenchimento é compatível com todos os tipos de pele?

Sim, o ácido hialurônico é um produto biodisponível em nosso organismo.

E o procedimento causa alguma perda de sensibilidade labial ou no rosto?

Não, pois a substância é aplicada em nível dérmico superficial ou profundo, sem alterar nenhuma terminação nervosa.

Mas, caso eu não goste do procedimento, seria possível reverter o preenchimento labial?

Sim! Nos casos dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, é aplicada uma enzima chamada de hialuronidase. Sua função é a de destruir aquelas moléculas de ácido que estão no organismo, revertendo por fim, o efeito do procedimento labial.

O procedimento com o ácido hialurônico só pode ser feito nos lábios?

Não! O preenchimento com o ácido hialurônico é um procedimento flexível, podendo ser usado em várias áreas da face sempre devendo-se observar as contraindicações para cada local.

As mais comuns são os preenchimentos “MD CODES”, que é um preenchimento tridimensional, onde é realizado em várias regiões do rosto, de acordo com a necessidade de cada um, para obter uma Harmonia Facial. As áreas dos lábios, “bigode chinês”, maçã do rosto e olheiras, são as mais afetadas por pequenas depressões cutâneas, que podem ser revertidas com a aplicação do ácido, melhorando as linhas de expressão, a aparência de cicatrizes e também para corrigir aquele aspecto de cansado(a) que geralmente incomodam o paciente. Outro preenchimento também muito realizado é o “Efeito Top Model Look”, para ressaltar as maçãs e afinar o rosto.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

O preenchimento labial com o ácido hialurônico tem uma recuperação eficiente e bem rápida. É necessário ter alguns cuidados para evitar possíveis problemas como em qualquer procedimento, isso inclui aquelas pessoas que apresentam sensibilidades durante o processo.

Logo, evite apertar a área que recebeu a substância ou toda hora mexer no local. Evite muito esforço físico, tomar sol ou realizar qualquer procedimento estético agressivo pelos próximos 60 dias. No caso de preenchimento labial é sempre recomendado fazer muita compressa com gelo nas primeiras 48 horas e manter os lábios bem hidratados e longe do calor. e fazer muita compre. Beijar pode? Só depois de uns dias. =D

Confira agora um vídeo rápido com a Dra. Juliana que explica como é feito o preenchimento labial com ácido hialurônico feito por um cirurgião dentista. =)

Até mais! Um beijo!

 

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×