Blog

Dentistas em Curitiba especializadas em Próteses dentais, Ortodontia (aparelhos), Lentes de contato dentais. Odontologia estética e tratamentos faciais.

Tudo sobre periodontite

A periodontite é a fase aguda da doença periodontal. Normalmente, ela se inicia com uma inflamação da gengiva (gengivite) e se estende para os tecidos de suporte de dente. 

 

Em grande parte dos casos, a periodontite é percebida por meio de sinais na própria gengivite, como sangramentos e sensibilidade no local que aumentam à medida em que as fibras que unem a gengiva aos dentes se rompem, formando a bolsa periodontal, indicando o início da perda das estruturas localizadas ao redor do dente.

 

É muito importante buscar tratamento odontológico especializado logo que notar os sintomas, já que a demora no tratamento fará com que a bolsa periodontal (formada pela inflamação) fique cada vez mais profunda, deixando a gengiva mais afastada dos dentes e gerando perdas ósseas, que deixam o dente com certa mobilidade (mole), podendo, inclusive, gerar a perda dos dentes.

 

 

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a periodontite é realizar a higienização correta dos dentes e também consultar regularmente o seu dentista, já que a doença tem origem bacteriana, ou seja, é provocada pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente. Em situações mais avançadas, a boa higienização em casa não é suficiente para eliminar a doença. É necessário fazer um procedimento de raspagem dental, para que ela seja solucionada.

 

A Dra. Emanuele Piccinin alerta para os sinais e sintomas da doença: “O sangramento, por mais que seja mínimo deve ser avaliado com critério pelo paciente. Para chegar à periodontite o paciente passa antes pela gengivite, que é um sangramento menor na gengiva. A cor da gengiva saudável é rosa claro, quando o dente está começando com gengivite a cor começa a mudar e ficar um rosa mais escurecido. Quando o quadro de Periodontite (que é o avanço da gengivite) se estabelece no meio bucal, o sangramento já é mais abundante e as gengivas ficam avermelhadas. O grande perigo da Periodontite é a perda dental, pois os tecidos de suporte do dente são acometidos, e o paciente perde o dente mesmo ele estando sem cárie.”

 

Ao sentir qualquer um dos sintomas, procure um cirurgião dentista especializado. Ele realizará um exame visual clínico e uma sondagem periodontal utilizando um equipamento específico, dessa forma, será feito o diagnóstico e a indicação para tratamento.

Responsável Técnico : Juliana Chioquetta da Rosa CRO/PR 16334 | CLM 3080

Edifício GV Office Center

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3620 - sala 501 · Curitiba/PR

(41) 3618-6068 · (41) 3618-6067

×